terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Os convites do casamento


Taí gente, eu acho que os convites são uma parte muito importante da organização do casamento, são eles que darão a ideia inicial de como será a festa. O ideal na hora de escolher é pensar no que combina com os noivos, e com o tipo de festa, e com... o orçamento. Pessoalmente eu acho que dou mais importancia aos convites do que as pessoas normais... passeando pela internet, me apaixonei por um modelo de papel vegetal, que custava nada menos que quarenta reais- a UNIDADE... então é melhor que eu começe a pensar que eles não são tão importantes assim ... : /Outra coisa que eu sempre tento lembrar é que nem todo mundo dará o mesmo valor... uns perderão, outros jogarão fora, então estou me convencendo que é um investimento totalmente desnecessário.Então, o objetivo dos convites deve ser fazer com que os convidados se sintam lisonjeados pela lembrança, felizes pela união do casal , ou que tenham vontade de ir a uma festa super legal? Acho que um pouquinho dos três...sim, outra coisa, não deixem de convidar alguem próximo ou querido, só porque acha que essa pessoa, por um motivo ou por outro não iria comparecer. Isso inclui quem mora longe, ou aquela tia avó que já estar bem velhinha... essas pessoas podem querer compartilhar da sua felicidade, mesmo ausentes da cerimônia, podem querer fazer seus votos, fazer uma oração para o casal, mandar um cartão, quem sabe um presente? :D todos devem ficar cientes do casamento, até porque, se não, fica até chato...
Pesquisando na net: 

O que escrever no convite-e o que NÃO ESCREVER???Hoje em dia o mais utilizado são tratamentos coloquiais (Entende-se que os convidados de seu casamento são íntimos, então pode ser escrito: Ao amigo Fulano de Tal.... Aos meus queridos pais.... de forma informal.Quando queremos convidar um amigo/amiga solteiro/solteira: colocamos apenas o nome dele ou dela no convite e no momento da entrega perguntamos se ele deseja levar algum/alguma acompanhante, para o caso onde é utilizado um convite individual para a recepção dos noivos (festa). O texto do convite neste caso, fica: Amigo “Ciclano”, Querido Amigo “Fulano”, ou outra saudação a critério dos noivos. Para os colegas de trabalho, vale esta mesma dica.

Quando queremos convidar amigos que estejam namorando, noivos, paquera, etc...: aqui podemos usar várias maneiras, por exemplo, sabe aquele seu amigo que a cada mês está com uma namorada? Para este caso, usamos o mesmo critério usado anteriormente, citamos apenas o amigo e no momento da entrega, perguntamos se ele vai levar algum acompanhante, isto, logicamente se a “atual” não estiver presente. Para o caso do amigo ou parente casado, usamos a saudação: “Fulano” e família ou Querido “Fulano” e família. Aqui vale sempre o bom senso de perguntar ao chefe ou a chefa da família se há necessidade de mais convites individuais para a recepção dos noivos, quando for o caso.

Para os parentes, podemos usar várias outras saudações: Meu Querido Tio “Ciclano” e Família, ao Titio “Fulano”, Minha Querida Tia “Florimar”, Vovô e a Vovô, etc...

Sempre existirá dúvidas quanto a melhor e mais educada forma de escrever os nomes dos convidados no convite. Antes de mais nada, claro, use o bom senso.

Os convites são sempre para apenas uma pessoa, um casal ou para uma família, nunca para duas famílias, por exemplo, Sr. Fulano de Tal e família (inclui os filhos solteiros que moram com os pais).
Para cada convidado/convite deve-se utilizar um tratamento mais formal ou informal de acordo com a proximidade, por exemplo:

* AMIGOS MAIS JOVENS E PARENTES PRÓXIMOS SOLTEIROS: pode-se escrever apenas o nome, por exemplo, um casal de namorados:
- FÁBIO E CARLA, FÁBIO SILVA E CARLA RODRIGUES OU APENAS FÁBIO SILVA E NAMORADA
* CONHECIDOS DE TRABALHO, CASAIS E PARENTES MENOS PRÓXIMOS:
- Sr. FÁBIO SILVA E Sra. CARLA SILVA- Sr. FÁBIO SILVA E ESPOSA (caso não saiba o nome e em último caso mesmo)
- Sr. HENRIQUE DIAS E Sra. ou Sr. HENRIQUE DIAS e Sra. FLÁVIA DIAS
* FAMÍLIAS INTEIRAS:
- SR. FÁBIO SILVA E FAMÍLIA (todos que residem na casa, incluindo os filhos solteiros) e para os (filhos casados que não residem com os pais deve-se enviar convite para o novo casal).

Utilizar Sr. e Sra. como forma de tratamento é opcional e deve ser respeitado de acordo com a intimidade.

Atualmente há muita confusão no endereçamento dos convites.Mas seguindo a etiqueta não se erra.
Hoje há muitos tipos de casal,casais casados onde a esposa mantém seu nome de solteira, portanto Sr.e Sra.Fulano de Tal não combinam, deve-se colocar Sr. Fulano de tal e Sra. Como saber se a esposa manteve o nome de solteira ou não? Não é possível então o melhor é colocar ,Sr. Fulano de Tal e Sra. Para todos os convidados casados.
Caso o casal more junto mas não seja casado o ideal é q o convite tenha o nome dos 2 : Sr. Fulano de Tal e Sra. Fulana de Tal.
Caso sejam namorados o ideal é um convite para cada um , mas com o orçamento apertado dos noivos, pode-se colocar os nomes dos dois no mesmo convite.
Não são aceitos convites com apelidos, ou mesmo com abreviaturas dos nomes.
Se os noivos são amigos da moça e não sabem o nome do marido não é aceitável colocar Sra. Fulana e esposo, deve-se perguntar a ela o nome do marido e endereçar o convite.
Por mais que o casamento seja descontraído, se o convite for formal não se aceita só primeiro nome nos convites, isso é mais feio do que perguntar ao amigo seu sobrenome.Ele ficará contente em ver que os noivos se preocuparam , isso vale para empregados também.
Muitas vezes os noivos resolvem “convidar os empregados da casa ou mesmo do trabalho” com convites pessoais “pró forma” achando que a pessoa não irá, a pessoa merece a consideração de um convite igual ao dos demais, com nomes corretos e caligrafado se esse for o caso.
Para pais,irmãos e avós vale um convite escrito “para meus queridos ...” ,para os demais não fica bem. Está na moda, mas não é o correto.
Para os tios cabe escrever Tio Fulano e Tia Fulana.
Caso seja um Doutor. ou Professor ou Desembargador ou Coronel e queira colocar tudo bem, senão Sr .e Sra cabe.
Não enderecem Sr. Fulano de Tal e Familia se não querem que ele leve os filhos.
Caso convidem irmãos , mas não os pais, coloquem os nomes de todos no convite , mas caso seja com as namoradas, cabe um convite para cada um.
Em caso de casal Gay, pode-se colocar o nome completo dos 2 no mesmo convite, ou então fazer 2 convites separados.
Endereçar não é fácil, conte com a ajuda de sua assessora, pais e da caligrafa para isso.



A redação do convite depende do gosto dos noivos e do grau de formalidade do casamento. Bem como a presença ou ausência de fotos, caricaturas ou detalhes.
Conteúdo dos convites

Em geral, podemos dizer que todo convite deve apresentar:

Os nomes dos pais dos noivos.

Os nomes de batismo dos noivos.

O lugar da cerimônia.

O dia, mês e ano da cerimônia de casamento.

O lugar da recepção.

Endereço para o qual os convidados devem enviar a confirmação de sua presença e a data limite para fazê-lo.

Tipo de vestimenta (opcional).
Os convites devem partir dos anfitriões do casamento. O nome da noiva deve aparecer antes do nome do noivo. Tradicionalmente os convites são escritos em terceira pessoa.

Se você convida crianças, deve incluir seus nomes no convite dos pais.

É de boa tom enviar convites aos familiares e amigos mais próximos, ainda que você não conte com a presença deles.

Inclua nos convites mapas, endereço e informações sobre alojamento que sejam úteis para os convidados, mas não a lista de presentes. Você deve esperar que os convidados a solicitem.
A situação dos pais

A redação do convite pode ser alterada se os pais da noiva estiverem divorciados ou viúvos. Por exemplo:

Quando algum dos pais é viúvo/a: Sr. João Prado/ Sra. Maria Maria Prado (in memoriam), têm o prazer de convidar…

Quando os pais estão divorciados: Sr. João Prado e Sra. Maria Prado têm o prazer de convidar…

Quando os pais são divorciados e a mãe volta a casar: Sr. João Prado e Sra. Maria Gonçalves têm o prazer de convidar…




Abaixo:
Uma seleção de modelos de convites da net, para todos os gostos e bolsos:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!